Principais Fontes Energéticas
A Rússia é um dos maiores consumidores de energia de origem fóssil do mundo. E possui as maiores reservas mundiais de gás natural, que é responsável por 50% da energia utilizada no país. Portanto as suas decisões de política energética têm implicações para a segurança energética e a sustentabilidade do meio ambiente, em uma dimensão global . O que faz com que o seu posicionamento, dada a perspectiva de elevação de temperatura mundial, em função da liberação de carbono na atmosfera pelo consumo de energia, seja de amplo interesse.
E os outros 50% são divididas entre energia originada de hidrelétrica, nuclear, carvão e petróleo.
Nos últimos três anos, porém, a Rússia vem desenvolvendo energia solar mais ativamente. Em 2014, foi aberta a primeira usina de energia solar no país, e hoje já são 12. Uma décima terceira será lançada em breve.
Em 2009, o governo russo decretou que, até 2020, a fatia de energia elétrica obtida a partir de fontes renováveis deveria crescer dos atuais 0,8% para 4,5%.Outros projetos de energia renovável estiveram em debate em uma mesa redonda em meados de novembro passado em Moscou. Um dos projetos mais interessantes foi apresentado pela empresa Fortum.Tratam-se de usinas capazes de obter a energia elétrica a partir de resíduos urbanos (os quais, entretanto, não podem ser considerados como fonte renovável), lascas de madeira e até dos caroços das oliveiras.
Comentários
Postar um comentário