As energias renováveis estão a ganhar o papel principal na Nigéria, com o país a pretender que em 2025 7% do consumo de energia nacional seja assegurado por estas. O destaque vai para a energia solar. Através desta, e de outras, trabalha-se para dar segurança energética aos cerca de 160 milhões de habitantes, ao mesmo tempo que se aposta num novo impulso económico.
Os projetos de energia solar estão a dar nova vida às potencialidades económicas e industriais do país
(DR)
(DR)
Os projetos de energia solar estão a dar nova vida às potencialidades económicas e industriais do país. Também estão a atrair mais investimento estrangeiro e novas apostas científicas. Babatunde Fashola, governador do estado de Lagos, diz que é essencial transformar as energias renováveis em alternativas viáveis e ao nível das mais comuns, para o bem das populações e para o crescimento do país. Também os peritos da área têm vindo a encorajar as autoridades, lembrando que a energia estimula o crescimento e que pode ser a pedra angular de uma economia. Nada se desenvolve sem ela.
Há algum tempo, a Nigéria dependia quase totalmente, e de todas as formas, do petróleo; agora, é a energia solar, sobretudo, que começa a dar cartas. E há diversas fontes de energias renováveis que até aqui foram negligenciadas mas que estão já entre os pilares económicos do país – nas áreas de energia solar, sim, mas também nas de energia da biomassa, biocombustíveis e energia eólica, hidráulica e micro-hidráulica.
As autoridades nigerianas reconhecem que há muitas vantagens nas energias renováveis que podem e devem ser exploradas. Desde logo, são descentralizáveis e chamam o investimento privado. Mas avisam que o governo não pode fazer tudo sozinho, e que não tem sequer forma de assegurar todo o investimento necessário, pelo que o setor privado terá de avançar neste sentido.
Titilayo Kuku, professor do departamento de Eletrónica e Energia Elétrica da Universidade Obafemi Awolowo, explica que «a promoção das energias renováveis e da eficácia e da eficiência energéticas na Nigéria vão responder aos desafios de energia neste país. As energias verdes/renováveis são fontes mais limpas e por isso mais sustentáveis de energia. E as energias renováveis podem ser continuamente desenvolvidas, porque as suas fontes são inesgotáveis. A maioria dos países em desenvolvimento considera-as essenciais para permitir o acesso de todos a energia mais barata
Comentários
Postar um comentário