Gincana 2017

  

AMOR: ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE

O amor em suas vertentes: escola, família e sociedade são os pilares da construção da ética e da moral que vamos abordar como tema da gincana deste ano.
Amor é um sentimento de carinho que se desenvolve entre as pessoas para demonstrar afeto, ternura, vontade de querer bem de estar presente nos melhores momentos e de fazer situações ruins se transformar em prazerosas e harmônicas. O amor que queremos demonstrar neste projeto é o amor escolar, a apreciação pelos estudos de uma forma que seja possível eliminar o fracasso escolar e possamos enxergar o aprendizado significativo como uma saída para um futuro melhor. Queremos chamar a atenção da comunidade para acompanhar melhor os nossos jovens dentro do contexto escolar para mantê-los distante da “sedução” dos perigos que os rodeiam tais como: tráficos, crimes, gravidez indesejada e conflitos domésticos.
Para esta tarefa é imprescindível a presença da família como o grande pilar de sustentação das boas ações e acompanhamento da construção do caráter e da ética social. Com isso precisamos aproximar os pais ou responsáveis dos Jovens estudantes ao ambiente escolar onde as ações pedagógicas trazem uma qualificação considerável para a construção do saber. Por sua vez, o artigo 22, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é claro ao referir sobre os deveres dos pais: “Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais”. Daí, à primeira vista, importante se considerar que, a despeito das obrigações do Estado, autoridades e sociedade como um todo, cabe aos pais a responsabilidade mais direta quanto aos filhos, até porque são destes dependentes.
 Entendemos que a escola é a instituição social que tem como meta e objetivo o emprego do conhecimento visando apresentar para estes jovens o convívio social de uma forma mais abrangente e apresentando-os para a sociedade. A preocupação da escola é a de fazer com que o educando participe do seu grupo ativa e afetivamente, apropriando-se de valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócios históricos.
Este espaço de desenvolvimento e aprendizagem envolve todas as experiências contempladas nesse processo, considerando tudo como significativo, como os padrões relacionais, aspectos culturais, cognitivos, afetivos, sociais e históricos, os quais estão inseridos nas interações e relações entre os diferentes segmentos. Assegurar o direito a educação escolar em igualdade de condições de entrada e permanência pela oferta de ensino público e gratuito e de qualidade em todos os níveis de ensino, é um dos maiores desafios da educação atual, mesmo que tais questões já sejam amparadas pela Lei 9.394/90 – que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).
 
Pedagogicamente acreditamos que é possível a construção de um ambiente escolar fortalecido com um ensino de qualidade e abrangente, em todos os seus aspectos familiar e social numa jornada que podemos caminhar todos juntos e de mãos dadas compartilhando e dividindo todos os momentos que sejam bons e ruins, porém na esperança de um final que seja agradável para todos.
Queremos preparar e entregar para a sociedade jovens um pouco mais amadurecidos e conscientes dos seus direitos e deveres, para que possamos construir um país mais fortalecido com a sua cidadania ativa e solidária.

OBJETIVO GERAL
Agregar uma parcela maior de amor e dedicação a escola e a família com o objetivo de construir uma sociedade mais sólida nos seus valores éticos e morais; ampliando os conhecimentos cotidianos e pedagógicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:    
Ø  Estabelecer critérios pedagógicos de uma educação solidária;
Ø  Agregar a família no ambiente escolar como forma de parceria e fortalecimento pedagógico;
Ø  Criar um ambiente escolar esclarecedor e com respeito às práticas sociais;
Ø  Qualificar os jovens para inseri-los no mercado de trabalho com uma mentalidade mais estruturada;
Ø  Entreter os jovens em jogos e brincadeiras de forma harmoniosas e de cunho educativo

REGRAS DA GINCANA
Em casos de desordem a qualquer regra de comportamento estabelecida, a equipe será penalizada com a perda de pontos. Se ocorrer casos extremos, a equipe poderá até mesmo ser desclassificada da Gincana. Desta forma não se esqueça: mais que competição, a gincana tem um espírito de integração entre os educandos e; para que tudo ocorra bem, dependerá do compromisso e participação de cada um, portanto:
Ø  Não vale vaiar nenhuma equipe;
Ø  As tarefas serão rigorosamente avaliadas pela mesa julgadora;
Ø  Não vale nenhum membro de equipe aproximar-se da mesa julgadora somente os lideres ou os seus vices após solicitação;
Líderes e vices devem ficar atentos ao anúncio das tarefas propostas no dia de culminância, pois, não serão aceitas reclamações quanto ao não entendimento da tarefa dada. 
CORPO DE JURADOS
A mesa julgadora será composta pela seguinte representação:
Ø  Professores e ex-professores desta instituição de ensino;
Ø  Ex-alunos desta casa;
Ø  Convidados de conhecimento técnicos;
Ø  Funcionários(secretaria, cozinha, área, portaria,...)
Observação: Fica a cargo da comissão do evento (coordenadores de área: Exata, comunicação e humanas) e somente ela indicar ou substituir a mesa julgadora ou algum membro que faça parte da mesma.
DISTRIBUIÇÃO DAS EQUIPES
As equipes estão distribuídas da seguinte forma:
MATUTINO
TURMAS
EQUIPE
PADRÃO
ORIENTADOR
4º LOG AM
1º AM
ALIANÇA
AMARELO
HERLANA/KATIA
LEANDRO
4º LOG BM
1º LOG  AM
FILHOS DA REVOLUÇÃO
PRETO, BRANCO E DOURADO
SARA
IVONETE
4º ST AM
2º CM
EROS
AZUL E BRANCO
ALEXANDRE
CARLOS
4º ST BM
2º LOG AM
 (CORAÇÃO DE FOGO)
VINHO E BRANCO
BRUNO MATHEUS
CHARLENE
3º AM
2º ST AM
QUEBRANDO TABU
ROSA E AZUL
DENISE
JULIANA
3º BM
1º CM
SURREALISTAS
LARANJA E PRETO
LUCIENE
ISABELA
3º CM
2º BM
LIBERTE-SE
CORES PRIMÁRIAS
DEUSARI
IVONE
3º LOG AM
1º ST AM
AUDÁCIA
CAMUFLADA
WILLIAM
SILVIO
3º LOG BM
1º LOG BM
UFC
(UNIDOS PELA FORÇA DO COLÉGIO)
PRETO E BRANCO
CLEDMILSON
MÁRCIO
3º LOG CM
1º DM
1º BM
FRATERNITÉ
VERMELHO E BRANCO
CAROLINA
ADEMILDES
ROSELENE
3º ST AM
2º LOG CM
ELLO
MESCLADO
JULIANA
MAILENA
3º ST BM
2º  ST BM
ALCATEIA
CINZA E PRETO
JAQUELINE
ELISABETE, ÂNGELA
2º AM
2º LOG BM
ESQUADRÃO DO AMOR
VERMELHO E BRANCO
MÔNICA
CELIA LIMA


VESPERTINO
TURMAS
EQUIPE
PADRÃO
ORIENTADOR
4º LOG AV
1º GV
1º BV
ÁGAPE
 (AMOR INCONDICIONAL)
VERMELHO E AMARELO
ÂNGELA
ILSE
CHARLENE
4º LOG BV
2º STA V
2º CV
MMA
(MUITO MAIS AMOR)
PRETO E MARGETA
SARA MENDES
EDNAILDES
DEISE LUZ
4º ST AV
1º ST AV
1º AV
WINX
(FADAS:AMOR, PAZ E UNIÃO)
ROXO E ROSA
JEANE
CLEDNILSON
MARLÚCIA
3º LOG AV
1º ST BV
OHANA
(FAMÍLIA)
VERDE E BRANCO
CLEDEMILSON
MÁRCIO
3º ST AV
1º LOG AV
1º FV

FÊNIX
VERMELHO
JORGE HENRIQUE
AIDA
CARLOS
3º AV
1º LOG BV
AMOR EM TRÊS (ESCOLA FAMÍLIA E SOCIEDADE)
BRANCO E VERMELLHO
ALEXANDRE
JOCILENE
3º BV
1º CV
2º AV
DIVERSIDADE DO AMOR
COLORIDO
ANA CRISTINA
DIANA
LIDIA
3º CV
1º DV
1º EV
UFARC
(UNIÃO FEITA POR AFETO CARINHO E RESPEITO)
CINZA E PRETO
SANDRA CRISTINA
ADEMILTON
NIVALDA
EJA VI
EJA VII
PAZ E AMOR
COLORIDO
LOURENÇO
IVONILDES
2º LOG AV
2º BV
GUARDIÕES  DA PAZ
PRETO E DOURADO
CÉLIA LIMA


BLOG(Coletivo)
Criação de um blog coletivo para postagem de todos os eventos feitos pelas equipes que servirá de acompanhamento da evolução das tarefas. Endereço do blog:
Jfmascarenhas.blogspot.com
TAREFAS ANTECIPADAS
Ø  Coleta de latinhas (com 10 quilos cada equipe cumpre a tarefa; se passar do valor receberá bonificação pelo extra);
Ø  Doação de sangue (com 10 doadores cada equipe cumpre a tarefa; se passar da quantidade receberá bonificação pelo extra);
Ø  Nota fiscal (meses de junho julho e agosto de 2017; com 1.000 notas a tarefa é cumprida e se passar vai ser criado uma tabela com determinado número de notas excedentes para que a equipe seja bonificada);
Ø  Visita a uma instituição de caridade (visitar uma instituição de caridade e promover um dia lúdico com dinâmicas e brincadeiras cheio de amor e esperança. Registrar estes momentos em vídeos e fotos e alimentar o blog coletivo, assim, cumprindo a sua tarefa);
Ø  Grito de guerra (destacar no grito de guerra valores éticos e morais de uma sociedade contemporânea e a duração do mesmo deverá ser no máximo (30) trinta segundos);         
Ø  Mascote da equipe (A equipe deverá apresentar um animador da sua torcida; este deverá estar caracterizado com o tema de sua equipe).
Ø  Animadores de torcida (A equipe deverá apresentar uma coreografia de uma musica organizada com no mínimo cinco e no máximo dez pessoas que mostrará para a plateia a força de sua equipe com apresentação de dança e evoluções de acordo com a trilha sonora a qual foi sorteada).
MATUTINO
                    EQUIPE
TEMA MUSICAL
Aliança
Carruagem de fogo
Filhos da revolução
Ao mestre com carinho
EROS
High School musical
Coração de fogo
Pantera cor de rosa
Quebrando tabu
Footloose
Surrealistas
Karatê kid
Liberte-se
Rocky
Audácia
O guarda costas
Ufc
Dirty dancing
Fraternité
A noviça rebelde
Ello
Os embalos de sábado à noite
Alcateia
Nos tempos da brilhantina
Esquadrão do amor
Uma linda mulher

VESPERTINO
EQUIPE
TEMA MUSICAL
Ágape
Free Willy
Mma
Flash dance
Winx
O rei leão
Ohana
De volta para o futuro
Fênix
O professor aloprado
Amor a três
Caça fantasmas
Diversidade do amor
Ghost
Ufarc
Curtindo a vida adoidado
Paz e amor
Mudança de hábito
Guardiões da paz
Perfume de mulher

Personagem principal do filme (trilha sonora)
Apresentar o personagem principal ou par romântico do filme que a equipe apresentou a trilha sonora.
Tarefa gênios da solidariedade
A paz mundial é um desejo de muitos, porém, apenas alguns lutaram verdadeiramente para que o mundo a construísse. Através de gestos e forças diversas, alguns pacificadores deram grande exemplo à humanidade, contribuindo por um mundo melhor. Sua equipe terá de representar um desses pacificadores, produzindo uma pessoa com toda semelhança possível, faz-se necessário à produção de um estandarte (com no mínimo de 50cmx50cm) com a foto do personagem e também uma faixa com a fala desta pessoa que sugira amor entre as pessoas, cuidando com o meio ambiente, família e sociedade, importância da educação.
MATUTINO
EQUIPE
PERSONAGEM
ALIANÇA
CHICO XAVIER
FILHOS DA REVOLUÇÃO
FRANCISCO DE ASSIS
EROS
MARECHAL RONDON
 (CORAÇÃO DE FOGO)
MAHATMA GANDHI
QUEBRANDO TABU
DOM HÉLDER CÂMARA
SURREALISTAS
DALAI LAMA
LIBERTE-SE
CHICO MENDES
AUDÁCIA
IRMÃ DULCE
UFC
(UNIDOS FORÇA DO COLÉGIO PELA)     
MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
FRATERNITÉ
JOHN LENNON
ELLO
NELSON MANDELA
MATILHA
MARTIN LUTHER KING JR
ESQUADRÃO DO AMOR
STEVE BIKO

VESPERTINO
EQUIPE
PERSONAGEM
ÁGAPE (AMOR INCONDICIONAL)
STEVE BIKO
MMA (MUITO MAIS AMOR)
DALAI LAMA
WINX (FADAS: AMOR, PAZ E UNIÃO).
MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
OHANA (FAMÍLIA)
CHICO XAVIER
FÊNIX
FRANCISCO DE ASSIS
AMOR EM TRÊS (ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE).
NELSON MANDELA
DIVERSIDADE DO AMOR
IRMA DULCE
UFARC (UNIÃO FEITA POR AFETO, CONFIANÇA E RESPEITO).
MARTIN LUFHER KING JR
PAZ E AMOR
MAHATMA GANDHI
GUARDIÕES DA PAZ
CHICO MENDES

Ø  Imagem representativa (Criar uma imagem representativa cujo tema será dado no momento oportuno).


OUTRAS TAREFAS
Durante as ACS (aulas de coordenações) as articulações de cada área (exatas, comunicação e humanas) irão desenvolver tarefas lúdicas e de cunho pedagógico que serão apresentadas durante a culminância do projeto gincana.
 ORIENTADORES
Cada equipe deverá ter no mínimo um orientador por turma, e a escolha a princípio é através de convite que cada equipe faz ao professor e após a confirmação deverá enviar o nome do professor para ser indicado numa tabela elaborada pela coordenação do evento, pois a mesma será divulgada posteriormente para que todos saibam os orientadores representantes de cada equipe.
Atribuições dos orientadores:
  • Tirar dúvidas da equipe no andamento das tarefas antecipadas;
  • Resolver possíveis atritos dentro da equipe;
  • O professor orientador deve assumir de fato a função de orientador da turma para a qual ele foi escolhido;
  • Acompanhar líder e vice-líder no preenchimento da tabela de nota individual no fim do evento;
Observações:
  • Não é obrigação de o orientador patrocinar financeiramente nenhuma equipe;
  • A responsabilidade de execução de cada tarefa antecipada é de inteira responsabilidade da equipe;
  • É vetada a qualquer professor a dispensa de suas respectivas turmas para a realização de tarefas relacionadas à gincana, o aluno deve fazê-la no turno oposto;
  • Será desclassificada a equipe que se constatar fraude na resolução de alguma tarefa. .

ABERTURA E FINALIZAÇÃO
  • No primeiro dia de culminância do evento a abertura será feira pelo mestre de cerimônia. Será apresentado o corpo de jurados, um balanço das tarefas antecipadas, e em seguida apresentação e execução das tarefas lúdicas ou pedagógicas preparadas pelos professores para as equipes.
  • No segundo dia segue com tarefas lúdicas ou de cunho pedagógico e julgamento de tarefa (s) que foram indicadas no último instante do dia anterior.
  • No terceiro e último dia serão avaliadas as equipes dos dois turnos (matutino e vespertino) que tiveram as maiores pontuações nos dois dias anteriores; para a classificação da primeira colocada serão aplicadas também tarefas de cunho lúdico e pedagógicos.

PONTUAÇÃO
Coleta de latinhas  100 pontos pelo cumprimento da tarefa (10 kg) e mais 1 (um) ponto extra para cada quilo excedente(será considerada a parte fracionária);
Doação de sangue  100 pontos pelo cumprimento da tarefa (10 doadores) e mais 5 (cinco) pontos extras para cada doação extra;
Nota fiscal  100 pontos pelo cumprimento da tarefa (1.000 notas) e mais 2 (dois) pontos extras para cada grupo de 500 (quinhentas) notas(será considerada a parte fracionária);
Visita a uma instituição de caridade  150 pontos pelo cumprimento da tarefa;
Grito de guerra  50 pontos pelo cumprimento da tarefa. O grito de guerra pode receber uma bonificação extra na avaliação da mesa julgadora, pois o mesmo será apresentado pelas equipes, o critério será: letra, ritmo, valores éticos e morais. A mesa julgadora votará nas apresentações e no final será creditada uma pontuação do primeiro ao sexto colocado de acordo com a tabela seguinte:
1º colocado
100 pontos
2º colocado
90 pontos
3º colocado
80 pontos
4º colocado
70 pontos
5º colocado
60 pontos
6º colocado
50 pontos

Mascote  Pelos critérios de evolução, forma de conduzir a sua equipe, criatividade na apresentação  o mascote será pontuado segundo a mesa julgadora pela seguinte tabela:
1º colocado
100 pontos
2º colocado
90 pontos
3º colocado
80 pontos
4º colocado
70 pontos
5º colocado
60 pontos
6º colocado
50 pontos
As demais equipes que não se enquadrarem na tabela acima serão bonificadas com 40 pontos cada uma pela execução da tarefa.

Animadoras de torcida  O grupo de animadoras de torcida terá a sua oportunidade de apresentação e serão julgadas pela desenvoltura, carisma e forma de conduzir a sua equipe. Também será usada a seguinte tabela:
1ª colocada
100 pontos
2ª colocada
90 pontos
3ª colocada
80 pontos
4ª colocada
70 pontos
5ª colocada
60 pontos
6ª colocada
50 pontos
As demais equipes que não se enquadrarem na tabela acima serão bonificadas com 40 pontos cada uma pela execução da tarefa.
Personagem principal do filme (trilha sonora) pelos critérios de semelhança, criatividade, desenvoltura, carisma e apresentação a equipe será avaliada e pontuada pela tabela abaixo:
1ª colocada
100 pontos
2ª colocada
90 pontos
3ª colocada
80 pontos
4ª colocada
70 pontos
5ª colocada
60 pontos
6ª colocada
50 pontos
As demais equipes que não se enquadrarem na tabela acima serão bonificadas com 40 pontos cada uma pela execução da tarefa.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Ao término das apresentações das equipes  no segundo dia da gincana se entre as primeiras colocadas tiver equipes empatadas será adotado o seguinte critério de desempate: O primeiro critério será pela tarefa doação de sangue; quem apresentou o maior numero de doadores terá a vantagem, se persistir o empate o segundo critério será pela tarefa coleta de latinhas; persistindo o empate o terceiro critério será pela apresentação do maior número de notas fiscais  e se assim permanecer o empate usaremos o último critério que será a  disputa numa prova coringa.
EQUIPES FINALISTAS

Serão classificadas para a final as melhores equipes de cada turno (matutino e vespertino); para a disputa segundo a ordem de classificação em seus turnos cada equipe terá como bonificação uma escala de pontos entre os seus concorrentes; sendo que as provas aplicadas no sábado terão como critério de pontuação valores que dê condições de igualdade para que as equipes com pontuação menor tenham chances de concorrer com as equipes que tiverem pontos mais altos.

Comentários