AMOR: ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE
O amor em suas vertentes: escola, família e sociedade são os
pilares da construção da ética e da moral que vamos abordar como tema da
gincana deste ano.
Amor é um sentimento de carinho que se desenvolve entre as
pessoas para demonstrar afeto, ternura, vontade de querer bem de estar presente
nos melhores momentos e de fazer situações ruins se transformar em prazerosas e
harmônicas. O amor que queremos demonstrar neste projeto é o amor escolar, a
apreciação pelos estudos de uma forma que seja possível eliminar o fracasso
escolar e possamos enxergar o aprendizado significativo como uma saída para um
futuro melhor. Queremos chamar a atenção da comunidade para acompanhar melhor
os nossos jovens dentro do contexto escolar para mantê-los distante da
“sedução” dos perigos que os rodeiam tais como: tráficos, crimes, gravidez
indesejada e conflitos domésticos.
Para esta tarefa é imprescindível a presença da família como
o grande pilar de sustentação das boas ações e acompanhamento da construção do
caráter e da ética social. Com isso precisamos aproximar os pais ou
responsáveis dos Jovens estudantes ao ambiente escolar onde as ações
pedagógicas trazem uma qualificação considerável para a construção do saber. Por sua
vez, o artigo 22, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é claro ao
referir sobre os deveres dos pais: “Aos pais incumbe o dever de
sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no
interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações
judiciais”. Daí, à primeira vista, importante se considerar que, a despeito
das obrigações do Estado, autoridades e sociedade como um todo, cabe aos pais a
responsabilidade mais direta quanto aos filhos, até porque são destes
dependentes.
Entendemos que a
escola é a instituição social que tem como meta e objetivo o emprego do
conhecimento visando apresentar para estes jovens o convívio social de uma
forma mais abrangente e apresentando-os para a sociedade. A preocupação da
escola é a de fazer com que o educando participe do seu grupo ativa e
afetivamente, apropriando-se de valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais
sócios históricos.
Este espaço de desenvolvimento e aprendizagem envolve todas
as experiências contempladas nesse processo, considerando tudo como
significativo, como os padrões relacionais, aspectos culturais, cognitivos,
afetivos, sociais e históricos, os quais estão inseridos nas interações e
relações entre os diferentes segmentos. Assegurar o direito a educação escolar
em igualdade de condições de entrada e permanência pela oferta de ensino
público e gratuito e de qualidade em todos os níveis de ensino, é um dos
maiores desafios da educação atual, mesmo que tais questões já sejam amparadas
pela Lei 9.394/90 – que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira
(LDB).
Pedagogicamente acreditamos que é possível a construção de
um ambiente escolar fortalecido com um ensino de qualidade e abrangente, em
todos os seus aspectos familiar e social numa jornada que podemos caminhar
todos juntos e de mãos dadas compartilhando e dividindo todos os momentos que
sejam bons e ruins, porém na esperança de um final que seja agradável para
todos.
Queremos preparar e entregar para a sociedade jovens um
pouco mais amadurecidos e conscientes dos seus direitos e deveres, para que
possamos construir um país mais fortalecido com a sua cidadania ativa e
solidária.
OBJETIVO GERAL
Agregar uma parcela maior de amor e dedicação a escola e a
família com o objetivo de construir uma sociedade mais sólida nos seus valores
éticos e morais; ampliando os conhecimentos cotidianos e pedagógicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Estabelecer critérios pedagógicos de uma educação
solidária;
Ø Agregar a família no ambiente escolar como forma de
parceria e fortalecimento pedagógico;
Ø Criar um ambiente escolar esclarecedor e com
respeito às práticas sociais;
Ø Qualificar os jovens para inseri-los no mercado de
trabalho com uma mentalidade mais estruturada;
Ø Entreter os jovens em jogos e brincadeiras de forma
harmoniosas e de cunho educativo
REGRAS DA GINCANA
Em casos de desordem a qualquer regra de comportamento
estabelecida, a equipe será penalizada com a perda de pontos. Se ocorrer casos
extremos, a equipe poderá até mesmo ser desclassificada da Gincana. Desta forma
não se esqueça: mais que competição, a gincana tem um espírito de integração
entre os educandos e; para que tudo ocorra bem, dependerá do compromisso e
participação de cada um, portanto:
Ø
Não vale vaiar nenhuma equipe;
Ø
As tarefas serão rigorosamente avaliadas pela mesa
julgadora;
Ø
Não vale nenhum membro de equipe aproximar-se da mesa
julgadora somente os lideres ou os seus vices após solicitação;
Líderes e vices devem ficar atentos ao anúncio das tarefas
propostas no dia de culminância, pois, não serão aceitas reclamações quanto ao
não entendimento da tarefa dada.
CORPO DE
JURADOS
A mesa julgadora será composta pela seguinte representação:
Ø
Professores e ex-professores desta instituição de ensino;
Ø
Ex-alunos desta casa;
Ø
Convidados de conhecimento técnicos;
Ø
Funcionários(secretaria, cozinha, área, portaria,...)
Observação: Fica a
cargo da comissão do evento (coordenadores de área: Exata, comunicação e
humanas) e somente ela indicar ou substituir a mesa julgadora ou algum membro
que faça parte da mesma.
DISTRIBUIÇÃO
DAS EQUIPES
As equipes estão distribuídas da seguinte forma:
MATUTINO
TURMAS
|
EQUIPE
|
PADRÃO
|
ORIENTADOR
|
4º
LOG AM
1º
AM
|
ALIANÇA
|
AMARELO
|
HERLANA/KATIA
LEANDRO
|
4º
LOG BM
1º
LOG AM
|
FILHOS
DA REVOLUÇÃO
|
PRETO,
BRANCO E DOURADO
|
SARA
IVONETE
|
4º
ST AM
2º
CM
|
EROS
|
AZUL
E BRANCO
|
ALEXANDRE
CARLOS
|
4º
ST BM
2º
LOG AM
|
(CORAÇÃO DE FOGO)
|
VINHO E
BRANCO
|
BRUNO
MATHEUS
CHARLENE
|
3º
AM
2º
ST AM
|
QUEBRANDO
TABU
|
ROSA
E AZUL
|
DENISE
JULIANA
|
3º
BM
1º
CM
|
SURREALISTAS
|
LARANJA
E PRETO
|
LUCIENE
ISABELA
|
3º
CM
2º
BM
|
LIBERTE-SE
|
CORES
PRIMÁRIAS
|
DEUSARI
IVONE
|
3º
LOG AM
1º
ST AM
|
AUDÁCIA
|
CAMUFLADA
|
WILLIAM
SILVIO
|
3º
LOG BM
1º
LOG BM
|
UFC
(UNIDOS
PELA FORÇA DO COLÉGIO)
|
PRETO
E BRANCO
|
CLEDMILSON
MÁRCIO
|
3º
LOG CM
1º
DM
1º
BM
|
FRATERNITÉ
|
VERMELHO
E BRANCO
|
CAROLINA
ADEMILDES
ROSELENE
|
3º
ST AM
2º
LOG CM
|
ELLO
|
MESCLADO
|
JULIANA
MAILENA
|
3º
ST BM
2º
ST BM
|
ALCATEIA
|
CINZA
E PRETO
|
JAQUELINE
ELISABETE,
ÂNGELA
|
2º
AM
2º
LOG BM
|
ESQUADRÃO
DO AMOR
|
VERMELHO
E BRANCO
|
MÔNICA
CELIA
LIMA
|
VESPERTINO
TURMAS
|
EQUIPE
|
PADRÃO
|
ORIENTADOR
|
4º
LOG AV
1º
GV
1º
BV
|
ÁGAPE
(AMOR INCONDICIONAL)
|
VERMELHO
E AMARELO
|
ÂNGELA
ILSE
CHARLENE
|
4º
LOG BV
2º
STA V
2º
CV
|
MMA
(MUITO
MAIS AMOR)
|
PRETO
E MARGETA
|
SARA
MENDES
EDNAILDES
DEISE
LUZ
|
4º
ST AV
1º
ST AV
1º
AV
|
WINX
(FADAS:AMOR,
PAZ E UNIÃO)
|
ROXO
E ROSA
|
JEANE
CLEDNILSON
MARLÚCIA
|
3º
LOG AV
1º
ST BV
|
OHANA
(FAMÍLIA)
|
VERDE
E BRANCO
|
CLEDEMILSON
MÁRCIO
|
3º
ST AV
1º
LOG AV
1º
FV
|
FÊNIX
|
VERMELHO
|
JORGE
HENRIQUE
AIDA
CARLOS
|
3º
AV
1º
LOG BV
|
AMOR EM
TRÊS (ESCOLA FAMÍLIA E SOCIEDADE)
|
BRANCO
E VERMELLHO
|
ALEXANDRE
JOCILENE
|
3º
BV
1º
CV
2º
AV
|
DIVERSIDADE
DO AMOR
|
COLORIDO
|
ANA
CRISTINA
DIANA
LIDIA
|
3º
CV
1º
DV
1º
EV
|
UFARC
(UNIÃO
FEITA POR AFETO CARINHO E RESPEITO)
|
CINZA
E PRETO
|
SANDRA
CRISTINA
ADEMILTON
NIVALDA
|
EJA
VI
EJA
VII
|
PAZ E
AMOR
|
COLORIDO
|
LOURENÇO
IVONILDES
|
2º
LOG AV
2º
BV
|
GUARDIÕES DA PAZ
|
PRETO
E DOURADO
|
CÉLIA
LIMA
|
BLOG(Coletivo)
Criação de um blog coletivo para postagem de todos os
eventos feitos pelas equipes que servirá de acompanhamento da evolução das tarefas.
Endereço do blog:
Jfmascarenhas.blogspot.com
TAREFAS
ANTECIPADAS
Ø
Coleta de
latinhas
(com 10 quilos cada equipe cumpre a tarefa; se passar do valor receberá
bonificação pelo extra);
Ø
Doação de
sangue
(com 10 doadores cada equipe cumpre a tarefa; se passar da quantidade receberá
bonificação pelo extra);
Ø
Nota
fiscal
(meses de junho julho e agosto de 2017; com 1.000 notas a tarefa é cumprida e
se passar vai ser criado uma tabela com determinado número de notas excedentes
para que a equipe seja bonificada);
Ø
Visita a
uma instituição de caridade (visitar uma instituição de caridade e promover um dia
lúdico com dinâmicas e brincadeiras cheio de amor e esperança. Registrar estes
momentos em vídeos e fotos e alimentar o blog coletivo, assim, cumprindo a sua
tarefa);
Ø
Grito de
guerra
(destacar no grito de guerra valores éticos e morais de uma sociedade
contemporânea e a duração do mesmo deverá ser no máximo (30) trinta segundos);
Ø
Mascote
da equipe (A
equipe deverá apresentar um animador da sua torcida; este deverá estar
caracterizado com o tema de sua equipe).
Ø
Animadores
de torcida
(A equipe deverá apresentar uma coreografia de uma musica organizada com no
mínimo cinco e no máximo dez pessoas que mostrará para a plateia a força de sua
equipe com apresentação de dança e evoluções de acordo com a trilha sonora a
qual foi sorteada).
MATUTINO
EQUIPE
|
TEMA
MUSICAL
|
Aliança
|
Carruagem de fogo
|
Filhos da revolução
|
Ao mestre com carinho
|
EROS
|
High School musical
|
Coração de fogo
|
Pantera cor de rosa
|
Quebrando tabu
|
Footloose
|
Surrealistas
|
Karatê kid
|
Liberte-se
|
Rocky
|
Audácia
|
O guarda costas
|
Ufc
|
Dirty dancing
|
Fraternité
|
A noviça rebelde
|
Ello
|
Os embalos de sábado à noite
|
Alcateia
|
Nos tempos da brilhantina
|
Esquadrão do amor
|
Uma linda mulher
|
VESPERTINO
EQUIPE
|
TEMA
MUSICAL
|
Ágape
|
Free Willy
|
Mma
|
Flash dance
|
Winx
|
O rei leão
|
Ohana
|
De volta para o futuro
|
Fênix
|
O professor aloprado
|
Amor a três
|
Caça fantasmas
|
Diversidade do amor
|
Ghost
|
Ufarc
|
Curtindo a vida adoidado
|
Paz e amor
|
Mudança de hábito
|
Guardiões da paz
|
Perfume de mulher
|
Personagem principal do filme (trilha sonora)
Apresentar
o personagem principal ou par romântico do filme que a equipe apresentou a
trilha sonora.
Tarefa gênios da solidariedade
A paz
mundial é um desejo de muitos, porém, apenas alguns lutaram verdadeiramente
para que o mundo a construísse. Através de gestos e forças diversas, alguns
pacificadores deram grande exemplo à humanidade, contribuindo por um mundo
melhor. Sua equipe terá de representar um desses pacificadores, produzindo uma
pessoa com toda semelhança possível, faz-se necessário à produção de um estandarte
(com no mínimo de 50cmx50cm) com a foto do personagem e também uma faixa com a
fala desta pessoa que sugira amor entre as pessoas, cuidando com o meio
ambiente, família e sociedade, importância da educação.
MATUTINO
EQUIPE
|
PERSONAGEM
|
ALIANÇA
|
CHICO XAVIER
|
FILHOS DA REVOLUÇÃO
|
FRANCISCO DE ASSIS
|
EROS
|
MARECHAL RONDON
|
(CORAÇÃO DE FOGO)
|
MAHATMA GANDHI
|
QUEBRANDO TABU
|
DOM HÉLDER CÂMARA
|
SURREALISTAS
|
DALAI LAMA
|
LIBERTE-SE
|
CHICO MENDES
|
AUDÁCIA
|
IRMÃ DULCE
|
UFC
(UNIDOS FORÇA DO COLÉGIO PELA)
|
MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
|
FRATERNITÉ
|
JOHN LENNON
|
ELLO
|
NELSON MANDELA
|
MATILHA
|
MARTIN LUTHER KING JR
|
ESQUADRÃO DO AMOR
|
STEVE BIKO
|
VESPERTINO
EQUIPE
|
PERSONAGEM
|
ÁGAPE (AMOR INCONDICIONAL)
|
STEVE BIKO
|
MMA (MUITO MAIS AMOR)
|
DALAI LAMA
|
WINX (FADAS: AMOR, PAZ E UNIÃO).
|
MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
|
OHANA (FAMÍLIA)
|
CHICO XAVIER
|
FÊNIX
|
FRANCISCO DE ASSIS
|
AMOR EM TRÊS (ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE).
|
NELSON MANDELA
|
DIVERSIDADE DO AMOR
|
IRMA DULCE
|
UFARC (UNIÃO FEITA POR AFETO, CONFIANÇA E RESPEITO).
|
MARTIN LUFHER KING JR
|
PAZ E AMOR
|
MAHATMA GANDHI
|
GUARDIÕES DA PAZ
|
CHICO MENDES
|
Ø
Imagem
representativa
(Criar uma imagem representativa cujo tema será dado no momento oportuno).
OUTRAS
TAREFAS
Durante as ACS (aulas de coordenações) as articulações de
cada área (exatas, comunicação e humanas) irão desenvolver tarefas lúdicas e de
cunho pedagógico que serão apresentadas durante a culminância do projeto
gincana.
ORIENTADORES
Cada equipe deverá ter no mínimo um orientador por turma, e
a escolha a princípio é através de convite que cada equipe faz ao professor e
após a confirmação deverá enviar o nome do professor para ser indicado numa
tabela elaborada pela coordenação do evento, pois a mesma será divulgada
posteriormente para que todos saibam os orientadores representantes de cada
equipe.
Atribuições
dos orientadores:
- Tirar dúvidas da equipe no
andamento das tarefas antecipadas;
- Resolver possíveis atritos dentro
da equipe;
- O professor orientador deve
assumir de fato a função de orientador da turma para a qual ele foi
escolhido;
- Acompanhar líder e vice-líder no
preenchimento da tabela de nota individual no fim do evento;
Observações:
- Não é obrigação de o orientador
patrocinar financeiramente nenhuma equipe;
- A responsabilidade de execução de
cada tarefa antecipada é de inteira responsabilidade da equipe;
- É vetada a qualquer professor a
dispensa de suas respectivas turmas para a realização de tarefas
relacionadas à gincana, o aluno deve fazê-la no turno oposto;
- Será desclassificada a equipe que
se constatar fraude na resolução de alguma tarefa. .
ABERTURA
E FINALIZAÇÃO
- No primeiro dia de culminância do
evento a abertura será feira pelo mestre de cerimônia. Será apresentado o
corpo de jurados, um balanço das tarefas antecipadas, e em seguida
apresentação e execução das tarefas lúdicas ou pedagógicas preparadas
pelos professores para as equipes.
- No segundo dia segue com tarefas
lúdicas ou de cunho pedagógico e julgamento de tarefa (s) que foram
indicadas no último instante do dia anterior.
- No terceiro e último dia serão
avaliadas as equipes dos dois turnos (matutino e vespertino) que tiveram
as maiores pontuações nos dois dias anteriores; para a classificação da
primeira colocada serão aplicadas também tarefas de cunho lúdico e
pedagógicos.
PONTUAÇÃO
Coleta de
latinhas
100 pontos pelo
cumprimento da tarefa (10 kg) e mais 1 (um) ponto extra para cada quilo excedente(será
considerada a parte fracionária);
Doação de
sangue
100 pontos pelo
cumprimento da tarefa (10 doadores) e mais 5 (cinco) pontos extras para cada
doação extra;
Nota
fiscal
100 pontos pelo
cumprimento da tarefa (1.000 notas) e mais 2 (dois) pontos extras para cada
grupo de 500 (quinhentas) notas(será considerada a parte fracionária);
Visita a
uma instituição de caridade
150 pontos pelo
cumprimento da tarefa;
Grito de
guerra
50 pontos pelo
cumprimento da tarefa. O grito de guerra pode receber uma bonificação extra na
avaliação da mesa julgadora, pois o mesmo será apresentado pelas equipes, o
critério será: letra, ritmo, valores éticos e morais. A mesa julgadora votará
nas apresentações e no final será creditada uma pontuação do primeiro ao sexto
colocado de acordo com a tabela seguinte:
1º colocado
|
100 pontos
|
2º colocado
|
90 pontos
|
3º colocado
|
80 pontos
|
4º colocado
|
70 pontos
|
5º colocado
|
60 pontos
|
6º colocado
|
50 pontos
|
Mascote
Pelos critérios de
evolução, forma de conduzir a sua equipe, criatividade na apresentação o mascote será pontuado segundo a mesa
julgadora pela seguinte tabela:
1º colocado
|
100 pontos
|
2º colocado
|
90 pontos
|
3º colocado
|
80 pontos
|
4º colocado
|
70 pontos
|
5º colocado
|
60 pontos
|
6º colocado
|
50 pontos
|
As demais equipes que não se enquadrarem na tabela acima
serão bonificadas com 40 pontos cada uma pela execução da tarefa.
Animadoras
de torcida
O grupo de animadoras
de torcida terá a sua oportunidade de apresentação e serão julgadas pela
desenvoltura, carisma e forma de conduzir a sua equipe. Também será usada a
seguinte tabela:
1ª colocada
|
100 pontos
|
2ª colocada
|
90 pontos
|
3ª colocada
|
80 pontos
|
4ª colocada
|
70 pontos
|
5ª colocada
|
60 pontos
|
6ª colocada
|
50 pontos
|
As demais equipes que não se enquadrarem na tabela acima
serão bonificadas com 40 pontos cada uma pela execução da tarefa.
Personagem
principal do filme (trilha sonora)
pelos critérios de semelhança, criatividade, desenvoltura,
carisma e apresentação a equipe será avaliada e pontuada pela tabela abaixo:
1ª colocada
|
100 pontos
|
2ª colocada
|
90 pontos
|
3ª colocada
|
80 pontos
|
4ª colocada
|
70 pontos
|
5ª colocada
|
60 pontos
|
6ª colocada
|
50 pontos
|
As demais equipes que não se enquadrarem na tabela acima
serão bonificadas com 40 pontos cada uma pela execução da tarefa.
CRITÉRIOS
DE DESEMPATE
Ao término das apresentações das equipes no segundo dia da gincana se entre as
primeiras colocadas tiver equipes empatadas será adotado o seguinte critério de
desempate: O primeiro critério será pela tarefa doação de sangue; quem
apresentou o maior numero de doadores terá a vantagem, se persistir o empate o
segundo critério será pela tarefa coleta de latinhas; persistindo o empate o
terceiro critério será pela apresentação do maior número de notas fiscais e se assim permanecer o empate usaremos o
último critério que será a disputa numa
prova coringa.
EQUIPES
FINALISTAS
Serão classificadas para a final as melhores equipes de cada
turno (matutino e vespertino); para a disputa segundo a ordem de classificação em
seus turnos cada equipe terá como bonificação uma escala de pontos entre os
seus concorrentes; sendo que as provas aplicadas no sábado terão como critério
de pontuação valores que dê condições de igualdade para que as equipes com
pontuação menor tenham chances de concorrer com as equipes que tiverem pontos
mais altos.
Comentários
Postar um comentário