Pão de açúcar - Rio de Janeiro
O bondinho do Pão de Açúcar foi construído por meio de uma ousada operação, que levou três anos (1909-1912) e envolveu cerca de 400 pessoas. Para construir a estrutura, alpinistas escalaram os morros da Urca e do Pão de Açúcar, com equipamentos em mochilas, e operários se arriscaram na edificação das estações a 400 m de altura. Em 2012, a construção do bondinho do Pão de Açúcar completou 100 anos e fez parte das comemorações do centenário de abertura dos portos cariocas. Na época, o bondinho do Pão de Açúcar custou 2 milhões de contos de réis, valor que, calculado nos dias atuais, significa mais de R$ 100 bilhões.
De acordo com o historiador Maurício Santos, o projeto inicial previa a construção de três linhas, uma ligando a Praia Vermelha ao alto do Morro da Urca, outra fazendo ligação entre o alto do Morro da Urca e o Pão de Açúcar e uma terceira ligando o alto do Morro da Urca ao alto do Morro da Babilônia. A obra foi autorizada em julho de 1909 e, assim, Augusto Ferreira Ramos e um grupo de amigos fundaram a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e iniciaram, em 1910, a construção do primeiro teleférico brasileiro.
A obra do bondinho do Pão de Açúcar contou com operários brasileiros e portugueses, com equipamentos e materiais importados de uma firma alemã.
Em 27 de outubro de 1912, o trecho inicial foi inaugurado, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca. Segundo dados da época, 577 pessoas subiram ao Morro da Urca e o valor era de dois mil réis, para participar das primeiras viagens do “Camarote Carril”, como o bondinho do Pão de Açúcar era conhecido.
Em 1969, a Companhia do Pão de Açúcar recebeu autorização para duplicar a linha e, depois de algumas reformas, quatro novos bondinhos foram inaugurados, cada um possuindo uma capacidade para 75 passageiros. Os trabalhos demoraram dois anos e a obra foi completada em 29 de outubro de 1972.
A linha inicial – Morro da Urca – tem uma extensão de 600 metros. A segunda linha – Morro da Urca / Pão de Açúcar – tem uma extensão de 850 metros. Já a terceira linha, nunca chegou a sair do papel.
Na atualidade o bondinho funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a base do morro da Babilônia ao morro da Urca e outra ligando o morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar. A primeira linha (estação inicial - morro da Urca) possui extensão de 600 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 6 metros por segundo (21,6 km/h). A segunda linha (morro da Urca - Pão de Açúcar) possui extensão de 850 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 10 metros por segundo (36 km/h). A capacidade atual é de 60 passageiros por viagem. Como o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos, a capacidade do teleférico é de 1170 passageiros por hora.

A obra do bondinho do Pão de Açúcar contou com operários brasileiros e portugueses, com equipamentos e materiais importados de uma firma alemã.
Em 27 de outubro de 1912, o trecho inicial foi inaugurado, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca. Segundo dados da época, 577 pessoas subiram ao Morro da Urca e o valor era de dois mil réis, para participar das primeiras viagens do “Camarote Carril”, como o bondinho do Pão de Açúcar era conhecido.
Em 1969, a Companhia do Pão de Açúcar recebeu autorização para duplicar a linha e, depois de algumas reformas, quatro novos bondinhos foram inaugurados, cada um possuindo uma capacidade para 75 passageiros. Os trabalhos demoraram dois anos e a obra foi completada em 29 de outubro de 1972.
A linha inicial – Morro da Urca – tem uma extensão de 600 metros. A segunda linha – Morro da Urca / Pão de Açúcar – tem uma extensão de 850 metros. Já a terceira linha, nunca chegou a sair do papel.
Na atualidade o bondinho funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a base do morro da Babilônia ao morro da Urca e outra ligando o morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar. A primeira linha (estação inicial - morro da Urca) possui extensão de 600 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 6 metros por segundo (21,6 km/h). A segunda linha (morro da Urca - Pão de Açúcar) possui extensão de 850 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 10 metros por segundo (36 km/h). A capacidade atual é de 60 passageiros por viagem. Como o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos, a capacidade do teleférico é de 1170 passageiros por hora.

Curiosidades:
O bondinho foi ainda cenário do filme 007 Contra o Foguete da Morte, de 1979, no qual o agente secreto britânico James Bond (aqui interpretado pelo ator Roger Moore) derrota seu famoso inimigo Dentes de Aço (Jaws), interpretado por Richard Kiel.Em 2002, quando completou 90 anos, a data foi comemorada com um grande show do cantor Roberto Carlos, no Aterro do Flamengo.Nestas nove décadas foram transportados 31 milhões de passageiros (segundo a Riotur )Visão interna do bondinho em movimentoO Pão de Açúcar também foi o escolhido para o lançamento do último filme da saga Harry Potter. A primeira seção teve a presença do ator Tom Felton (Draco Malfoy) e contou com uma seção de cinema no Morro da Urca.O Pão de Açúcar pode ser escalado por diversas faces pois possui mais de 60 vias, algumas mais fáceis, outras mais difíceis. É o maior número de vias de escalada do mundo. Não há caminhadas até o cume. Existem vários níveis de dificuldade para quem gosta deste esporte, do simples (pelo Costão do Pão de Açúcar) até o mais elevado.O Pão de Açúcar possui uma rocha considerada de ótima qualidade para subida. Algumas dessas vias são: Italianos (5º Vsup), a Coringa (3º IV), a Bohemia Gelada (2º III), a Chaminé Stop (4º IV), a Secundo (5º VIIa), a Lagartão (5º VIIa) e a ferrata CEPI.Referencias bibliográficas:
https://rederiohoteis.com/historia-do-bondinho-do-pao-de-acucar/
http://www.rio40grausturismo.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=17&Itemid=92
https://www.google.com.br/search?biw=1242&bih=586&tbm=isch&sa=1&ei=RK0nW9XxJMXywATRm7mADQ&q=imagens+do+p%C3%A3o+de+a%C3%A7ucar+localizacao&oq=imagens+do+p%C3%A3o+de+a%C3%A7ucar+localizacao&gs_l=img.3...497602.506675.0.508304.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0....0...1c.1.64.img..0.0.0....0.mK0DArh6_Wc#imgrc=xq4J8Sg2PULbKM:
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